jueves, 9 de junio de 2011

ESPORTE É INJUSTO

O ESPORTE É INJUSTO


FORMULA 1


Nunca diga: meu ídolo é fulano. O reporte se aproxima de um grupo de crianças francesas e pergunta o que vocês querem ser quando crescerem e elas dizem quase da mesma maneira e com as mesmas palavras: Eu quero ser piloto de F-1 como Alam Prost. Porem, essas crianças não sabem que seus sonhos de crianças suburbanas dificilmente se cumprirão, pois quando crescerem verão que sem o apoio de um rico patrocinador, dificilmente se consegue entrar no circulo milionário da formula 1. O esporte como a formula 1 é injusto porque não se leva em conta o pobre, ainda que tenham a potencialidade de ser o melhor piloto. A injustiça começa de cedo porque ingressar em geral nas corridas de kart, para depois ir subindo de categoria, mas como comprar um carro se o pai ganha mal para sustentar a família?







Ainda a maior ilusão das crianças pobres do mundo é o futebol, porque bola é barato e podem jogar em qualquer terreno baldio, mas talvez ainda seja mais prejudicial do que os outros esportes, porque são muitos candidatos a fama para pouco espaço no podium da vitória, vejamos o quanto é difícil ser campeão brasileiro de futebol. Existe cerca de 5 mil clubes esportivos de futebol e 110 mil jogadores destes só 22 serão campeões brasileiros. Alem disso milhares desses clubes nunca serão campeões nacionais e talvez nem estaduais, porque os que ganham são quase sempre os mesmos. Vejamos os campeões estaduais brasileiros conforme o quadro e observamos que são quase os mesmos que ganham os campeonatos estaduais (Década de 80).

ALAGOAS
Com dezenas de times, em uma década só dois ganharam as 10 temporadas, sempre os dois mais estruturados do Estado: CSA e CRB

AMAZONAS
Em uma década, o nacional ganhou 7 vezes.

Bahia

No maior estado do nordeste,com o maior numero de clubes registrados só a Bahia ganhou. Onde esta a igualdade?
Distrito Federal
De 10 temporadas só a Brasília ganhou 5 vezes.

Ceara
Outro grande Estado, mas, dos 10 campeonatos, 9 ficou com 2 clubes e em geral sempre são os da capital que possuem maior torcida e conseqüentemente só os que tem mais dinheiro.





Espírito Santo
Dos 10 campeonatos,o Rio Branco e o Desportiva ficaram com 9 tacas estaduais, os outros terão raras chances e muitos torcedores irão morrer sem ver seu time campeão.

Maranhão
O Moto Clube e o Sampaio Correia ficaram com 8 títulos, os demais clubes são figurinos .






Mato-Grosso
O operário e o mixto foram os clubes que dividiram 9 dos 10 títulos em disputa. Torcer para os outros times é perigo de não ganhar um campeonato nunca.

Minas Gerais
Cruzeiro 4, atlético 6 e os times das outras centenas e centenas de cidades do segundo Estado com maior numero de cidades não viram vitória no campeonato mineiro e centenas dos clubes pequenos dali não tem esperança de conseguir nem até o ano 2.000, onde este a justiça e igualdade? Alias os torcedores dos times pequenos fazem um bico torcendo para outro time do Estado um o do coração e da terra, e o outro time de conveniência que pode trazer o sabor de ser campeão.

Pará
O Remo levou uns e o Paissandu outros e os demais clubes aceitaram o papel passivo de cenário.

Pernambuco
Em Pernambuco 4 ganham títulos os outros... os 4 são Náutico, Sport, Santa Cruz e o Central.

Rio Grande do Norte
Abc e América ganharam todos os títulos estaduais, os demais só apanham.

Rio Grande do Sul
Um dos 4 grandes estados brasileiros, ate que é um estado rico, com muitas cidades do interior fortes, mas... a chance é a mesma, só dá Grêmio e Internacional.

Rio de Janeiro
Nas ultimas décadas só 4 clubes ganharam títulos cariocas: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.

São Paulo
Aqui só ganham os títulos 5 grandes times. Qualquer outro fora estes 5 é exceção.








Sergipe
Só 3 ganham os troféus, mas o Estado tem cerca de 70 cidades... Em outras palavras só duas cidades levam o troféu: Aracaju(Sergipe e Confiança são times da capital ) e o Itabaiana que é da cidade de Itabaiana.

Essa desigualdade e competição injusta não são privilegio do Brasil, os demais países do mundo sofrem desse mal. Das Copas do Mundo só 6 países levaram o título, os outros cerca de 200 países não ganharam nada, são figurantes. Os que ganharam foram o Brasil [4], Alemanha [3], Itália [3], Argentina [2], Uruguai [2] e Inglaterra [1]. Dados de 1.995.

Dos pilotos de Formula 1 de 1983 que é semelhante a de muitos anos, anteriores e posteriores, o quadros dos pilotos mostra que os europeus são os que mais chances tem de ganharem as corridas de Formula 1, mas será que os povos europeus são melhores do que o resto do mundo? – Não. Mas a resposta é baseada nos fatos: dos 20 pilotos, 17 eram europeus, 1 americano e 2 da América latina. Portanto, esse título de campeão do mundo é mentiroso. Eles não venceram os africanos, asiáticos e nem os australianos. Conclui-se logo que no esporte o que vale é dinheiro, não a habilidade nem talento.

O esporte é desigualdade e injusto por isso é uma fantasia estúpida, e digna de quem gosta de se divertir com mediocridade, isto é, o mundo inteiro. Mas esse é um mundo sem Deus do qual não podemos nos conformar, nós, os cristãos, não podemos concordar com essas injustiças, portanto, mentes entendidas desprezam os esportes!!!

Todos os esportes em todas as modalidades, quando se estuda a historia deles se vê claramente que não há igualdade, o que os comentaristas chamam de tradição de ser campeão, significa, ter dinheiro, estrutura, boas aparelhagens, contratos de bons atletas e ai está o segredo da tradição de ser um dos melhores ou de sempre estar nas finais. No campeonato mundial de marcas de Formula 1, de 1953 a 1983 em 30 temporadas, 18 foram conquistadas pela Ferrari a segunda colocada nestes 30 anos foi a Porsche com 3 vitórias.

Ai esta mais uma vez demonstrada por estatísticas que não há igualdade, nem justiça o que fala é o dinheiro! Falemos do boxe, em 90 anos deste esporte 1889 a 1980, vejamos quantos países puderam ter o privilegio de conseguir o cinturão dos pesos pesados. Dos 39 campeões mundiais tanto pelo Conselho Mundial de Boxe, bem como a Associação Mundial de Boxe 34 eram americanos, 1 era inglês[ Sob Fitz Simons], outro era canadense [ Tonny Burns ], outro era alemão [ Max Schmeling ], outro italiano [ Primo Carnera ] e outro sueco [Ingemar Johansso] e só. Em quase 100 anos só um povo venceu, como fica a auto-estima dos povos que usam o esporte como medida de valores?


É verdade que existem muitas coisas erradas no mundo, e ate piores que o esporte, contudo o esporte é mal e deve ser repudiado. Em 1969 após três partidas de futebol entre Honduras e El Salvador, os dois países resolveram suas disputas esportivas com um guerra de tanques e aviões, essa briga de torcida matou milhares de pessoas. Pobres povos do mundo!!! Acham que ganhar partidas esportivas os tornam melhores do que outros povos... Esses dois países e os africanos nunca chegaram a uma final de Copa do Mundo, e isso não os torna inferiores ao Brasil, afinal o esporte não serve para medir o valor de um povo, o esporte só serve para indicar quem tem mais dinheiro ou quem dá mais ênfase para esta ou aquela modalidade.

Os verdadeiros cristãos desprezam esporte porque “o amor não folga com a injustiça ” (1 Cor. 13.06) os verdadeiros cristãos abominam os esportes porque eles não se conformam com a desigualdade do mundo:

“E não vos conformeis com este mundo, mas – transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12.02)

No hay comentarios:

Publicar un comentario