jueves, 9 de junio de 2011

ESPORTE ESTIMULA A VIOLÊNCIA

Texto do escriba Valdemir Mota de Menezes


O ESPORTE ESTIMULA A VIOLÊNCIA


As torcidas brigam de todas as modalidades e isto não é novidade para ninguém. Freqüentemente torcedores se agridem mutuamente na saída dos ginásios e estádios e por essa razão famílias de bem não vão nem deixa seus filhos irem para os lugares onde se praticam competições. Andar vestido com a camisa de um clube pelas imediações de um estádio é por a vida em perigo. Os torcedores de um time xingam, batem, dão socos, apedrejam ônibus, fazem atos de vandalismo em carros que com emblemas de outro time e outras maldades do genro.












Todos os crimes e agressões que já ocorreram na historia por causa do esporte dava pra encher uma Enciclopédia Britânica, se enterrassem todos os que morreram praticando um esporte ou por estar torcendo por um clube, daria para lotar todo país do Uruguai. Não devemos esquecer que muitas batalhas e guerras travadas na antiguidade eram nada mais que esportes grotescos. Nos dias atuais as formas de praticar esportes mudaram e foram criadas novas modalidades, porem, continua tão violento como os esportes da antiguidade.


A imprensa não se manifesta contra a pratica esportiva não porque são ignorantes dos fatos, mas porque as pesquisas mostram que o publico gosta dos esportes e se uma emissora de Televisão se recusar a transmitir uma partida esportiva pior para ela que não terá audiência e conseqüentemente não terá anunciantes.












A violência nos esportes é inegável, ma as televisões não estão preocupadas em moralização dos costumes e sim com o dinheiro, o dinheiro na verdade cala a boca de muita gente inteligente que troca a verdade pelo seu ganha pão. Em 1994 vimos um torcedor de uma certa tenista dar uma punhalada pelas costas a tenista numero 1 do rink mundial. Por que ele fez isto? Porque o esporte estimula a violência e aqueles que não tem um certo grau de resistência ao mal certamente vai apelar para a violência.













Em 1993 e 1994 no campeonato paulista aconteceram diversas mortes devido às brigas de torcedores. Houve ate casos de tortura na sede da torcida de um dos clubes envolvidos na final daquele ano ( Palmeiras e Corinthians ). Quando aqueles pobres torcedores foram dar queixas na policia, eles disseram como foram torturados. Os torcedores do clube colocaram os órgãos sexuais dentro da boca daqueles jovens, por diversas vezes tomaram socos e chutes que poderiam ser confirmados pelas marcas que ficaram nos seus corpos judiados pela violência das torcidas.














Mas a violência não é praticada somente pela torcida, alguns esportes são violentos por natureza como o futebol, por exemplo. Os jogadores freqüentemente são submetidos a cirurgias nos joelhos, tornozelos e outras partes do corpo, essas cirurgias ocorrem por causa das contusões. A coisa mais difícil, senão impossível é uma partida transcorrer sem que haja no mínimo um falta e uns 80% terminam com a apresentação de algum cartão amarelo.

Faltar-nos-ia espaços para relacionar as modalidades esportivas que são violentas. Escutem os palavrões que as torcidas falam contra a torcida adversária e medite sobre a razão daquele ódio verbal... é...é o esporte que estimula toda a violência do esporte. Se as pessoas estivessem orando, trabalhando ou estudando elas não se encheriam de ódio contra o seu próximo. Mas o esporte estimula o ódio e a violência e ninguém pode negar.











De vez em quando se fala de jogo amistoso. Mas será que existe jogo amistoso??? Não. Não existe, porque se um jogo for verdadeiramente amistoso ninguém vai assistir. Pois é paradoxal falar em amistoso quando na verdade nenhum time do mundo entra pra brincar. O objetivo é sempre ganhar e ganhar é tão importante que em certos esportes não se permite o empate tal como o vôlei.

No Japão se o jogo o terminar empatado os times disputam pênalti, porque um tem que ganhar. O esporte estimula a violência porque um ganha e os perdedores geralmente não se conformam e sempre tentam colocar a culpa em alguém. A principal vitima é o juiz e a senhora sua mãe que muitas vezes é falecida, mas nem assim é respeitada pela torcida.









Quando o time esta perdendo também a torcida pode se voltar contra um dos jogadores que é vaiado pela torcida. A violência do esporte não conhece limites e por isso quando um time ganha ou da uma goleada no outro, é comum os torcedores discutirem nos bares da cidade, pois os ganhadores se aproveitam do placar para zombar da torcida adversária, não raramente a agressão verbal ao time derrotado acaba levando uns mais esquentados a brigar. Mas não são só os jogadores profissionais que estimulam a violência, os jogos de rua ou de várzea também com freqüência terminam em violência, são verdadeiras guerras de bairros. Por isso fica a advertência de Javé: “Javé prova o justo, mas a sua alma aborrece o ímpio e o que ama a violência”.(Sal 11.5).


No hay comentarios:

Publicar un comentario