martes, 24 de abril de 2012

ESPORTE É OPOSTO A HUMILDADE



TEXTO DO VALDEMIR MOTA DE MENEZES, O ESCRIBA

------------------------
O esporte é oposto a humildade


A virtude cristã estimula a humildade, mas e o esporte estimula a humildade??? Não, e vejamos porque o esporte é o contrario da humildade. É comum quando o jogo se aproxima do final e a torcida do time que esta vencendo começar a humilhar a torcida adversária cantando musicas que os humilha, uma dessas musicas diz assim: Ai, ai, ai, ai, ai, ai, esta chegando a hora, o dia já vem raiando meu bem e eu tenho que ir embora. Enquanto a torcida do time que perdeu chora a outra aproveita para humilhar o máximo os desconsolados torcedores.

Quem nunca viu principalmente uma cena como essa no final de um campeonato??? A verdade é que a torcida do time que ganhou sente duplo prazer, um por ganhar e outro por ver a outra torcida se lamentando da derrota. Freqüentemente o clima de revolta se estende por variais semanas, e é comum no trabalho um dia depois do jogo os funcionários se hostilizarem-se em um clima de zombaria e que a freqüência acaba gerando bate-boca e discussão. As Escrituras nos exorta sobre esse comportamento comum das torcidas dizendo:

Vindo a soberba vira também a afronta, mas com os humildes esta a sabedoria. [ Provérbios 11.2 ].

Os mais comuns casos de brigas ocorrem nos bares onde freqüentemente os torcedores do Time que ganhou se ajuntam para se vangloriarem da vitória, acontece que muitas vezes torcedores do time que perdeu também se encontram ali e as palavras de humilhação começam a atingir os derrotados que muitas vezes revidam com palavra ou com ações.

Muitos atletas começam a acreditar que são seres especiais e a imprensa e a torcida reforçam essas idéias tolas. Romário jogador do Flamengo louvava a si mesmo dizendo: E O E O, o Romário é o terror. Túlio do Botafogo se auto intitulou TULIO MARAVILHA. Renato Gaúcho do Fluminense se chama de O REI. Romário mesmo chegou a dizer que era o deus do futebol.

No hay comentarios:

Publicar un comentario